AS 4
VISÕES DO MILÊNIO
Há basicamente quatro posições em relação ao milênio. São elas:
Amilenismo, Pós-Milenismo, Pré-Milenismo Histórico e Pré-Milenismo
Dispensacionalista.
AMILENISMO
- Como diz Hoekema, “não é muito feliz”, porque sugere que não exista um
Milênio. Os amilenistas acreditam no milênio de Apocalipse 20, porém, não acham
que diga respeito a um reino de mil anos literais na terra depois da sua vinda.
O Amilenismo entende que o milênio de Apocalipse 20 já está em atividade nesse
momento, pois começou com a primeira vinda de Jesus e terminará na segunda
vinda com a instauração dos novos céus e nova terra. Por isso, para o
Amilenismo, o Milênio não é literal, mas espiritual.
PÓS-MILENISNO
- Defende que o Milênio também é antes da segunda vinda, porém, acha que
será um tempo de prosperidade e paz advinda da pregação do Evangelho em todo o
mundo. Para o Pós-Milenismo, o mundo ser tornará gradativamente um lugar muito
bom, onde o mal será reduzido ao mínimo e as nações cooperarão entre si,
cristianizando o mundo todo. No final desta era gloriosa, Satanás será solto, e
então, Jesus voltará e o destruirá.
PRÉ-MILENISNO
HISTÓRICO - Interpreta literalmente o texto de Apocalipse 20.1-10, e entende que o
Milênio será estabelecido na segunda vinda de Jesus, e será um reino de mil
anos sobre a terra, onde o Senhor regerá as nações com cetro de ferro,
minimizará o mal existente, e estabelecerá uma era de ouro, reinando a partir
de Jerusalém. Ao final do Milênio Satanás será solto e convencerá as nações a
fazerem guerra contra Jerusalém. Então, descerá fogo do céu e consumirá as
nações rebeldes. Em seguida o Senhor estabelecerá o Juízo e o tempo eterno.
PRÉ-MILENISMO
DISPENSACIONALISTA - Se parece com o Pré-Milenismo Histórico em sua expectativa por um
milênio futuro e literal, porém, se difere em detalhes específicos. O
Dispensacionalismo distingue pelo menos duas vindas de Jesus, a primeira para o
arrebatamento dos salvos, e a segunda depois de sete anos de tribulação para o
estabelecimento do Milênio. No Dispensacionalismo há um tratamento diferente
entre a igreja e Israel. Mesmo no Milênio estes dois grupos serão distinguidos.
O Dispensacionalismo entende que a igreja é uma espécie de parêntesis na história
de Deus com Israel. Na primeira vinda de Jesus, o Evangelho foi oferecido aos
judeus, mas como eles o rejeitaram, Deus o ofereceu aos gentios e formou a
igreja, porém no fim, voltaráa tratar com Israel. Uma das características
principais do Pré-Milenismo, seja Histórico ou Dispensacionalista é a
interpretação literal das passagens do Antigo Testamento sobre a restauração de
Israel, e também do livro do Apocalipse.
Todas as quatro posições acima têm encontrado defensores capacitados, de qualquer forma, o que pode ser dito brevemente sobre cada uma delas é que o Pós-Milenismo que esteve muito em voga nos séculos passados, depois das guerras mundiais e do avanço da fome e das doenças pelo mundo, caiu em descrédito, uma vez que a sonhada prosperidade parece estar muito longe. O Pré-Milenismo Dispensacionalista é bastante recente, e bastante complicado de se explicar. O maior problema dele é a distinção radical que faz entre Israel e igreja, dividindo a volta de Jesus e a ressurreição em duas ou três etapas. O Pré-Milenismo Histórico é mais sóbrio em sua visão, entendendo que haverá apenas uma vinda de Jesus. O problema desse sistema é o excesso de literalismo. O Amilenismo é, o que faz mais justiça ao ensino bíblico.
CONCLUSÃO
Todas as quatro posições acima têm encontrado defensores capacitados, de qualquer forma, o que pode ser dito brevemente sobre cada uma delas é que o Pós-Milenismo que esteve muito em voga nos séculos passados, depois das guerras mundiais e do avanço da fome e das doenças pelo mundo, caiu em descrédito, uma vez que a sonhada prosperidade parece estar muito longe. O Pré-Milenismo Dispensacionalista é bastante recente, e bastante complicado de se explicar. O maior problema dele é a distinção radical que faz entre Israel e igreja, dividindo a volta de Jesus e a ressurreição em duas ou três etapas. O Pré-Milenismo Histórico é mais sóbrio em sua visão, entendendo que haverá apenas uma vinda de Jesus. O problema desse sistema é o excesso de literalismo. O Amilenismo é, o que faz mais justiça ao ensino bíblico.
mpa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;
Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.
2 Coríntios 4:16-18
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;
Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.
2 Coríntios 4:16-18
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